São Nicolau foi a primeira redução jesuítica fundada à margem esquerda do Rio Uruguai, atual território Rio Grandense, por ação do padre jesuíta Roque Gonzalez, em 1626 no primeiro ciclo missioneiro. Por este motivo é conhecida como a Primeira Querência do Rio Grande. Posteriormente, em 1687, foi refundada, no período que chamamos de segundo ciclo missioneiro.
No município podem ser visitados os seguintes pontos turísticos:
– Sítio Arqueológico de São Nicolau:
Patrimônio Histórico Nacional. No local conservam-se os remanescentes da Redução Jesuítica de São Nicolau construída em 1987, onde também preserva-se em ótimo estado a adega jesuíta construída em pedra de arenito, única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai.
– Museu Arqueológico:
Onde encontram-se peças de escavações arqueológicas realizadas no Sítio, destacando principalmente a pia batismal da Missão de São Nicolau.
– Sobrado da Família Silva:
Erguido no ano de 1903 pela família Silva, construído todo com pedras da redução de São Nicolau, tem como característica principal uma bela arquitetura idealizada por engenheiros imigrantes da Polônia.
– Café de Cambona:
Bebida tradicional feita com café e tição em brasa, era a forma utilizada pelos tropeiros em seus acampamentos quando realizavam suas viagens. No local você terá a oportunidade de ver como é feito o processo, sentir o aroma e o sabor marcante desse café tão especial, que com pratos típicos da região, como bolinhos de chuva, bolo de milho, queijo colonial, geleias, etc.