Paraguai

Conheça as Missões Jesuíticas do Paraguai e seus atrativos:
Eram 8 Missões localizadas no território do Paraguai, dessas podemos visitar 3 Reduções e Museus que preservam belíssimos monumentos e peças de arte.

– Redução Jesuítica de Santíssima Trinidad del Parana:

Está localizada no Paraguai a 30 Km de Encarnacion, no departamento de Itapúa. Instalada em 1712 no seu atual local, foi reconhecida pela UNESCO em 1993 como Patrimônio Mundial, impressiona pela preservação do seu conjunto urbano mais completo dos 30 Povos, seus remanescentes permitem compreender em totalidade a estrutura urbana de uma Missão Jesuítica Guarani. 

– Redução Jesuítica de Jesús de Tavarangué:

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993. As ruínas ficam a 12Km de da Redução de Trinidad. Jesús de Tavarangue é uma das expressões mais completas do urbanismo Jesuítico, porém devido à expulsão dos Jesuítas, está Missões ficou incompleta e não chegou a ser habitada.

Redução Jesuítica de San Cosme Y Damián:

Construída no atual lugar em 1760, essa redução teve o principal observatório astronômico da era colonial na América do Sul. No local, além de conhecer as ruínas da antiga Redução e uma parte restaurada segue sendo a igreja da comunidade local até os dias de hoje, pode-se também visitar ao atual Centro de Interpretação Astronômica “Buenaventura Suárez”, que conta com um planetário, um observatório (telescópio de 28 cm) e uma sala de projeção audiovisuais.

– Museu Diocesano de San Ignácio Guazu

Fundada em 1609, San Ignacio Guazu foi a primeira Missão Jesuítica dos 30 Povos das Missões. Conta com um Museu Diocesano de Arte Jesuítica Guarani, localizado no antigo colégio indígena da época jesuítica, guarda esculturas em madeira policromada no estilo barroco hispano-guarani do século XVII, distribuídas em 4 salas diferentes.

– Museu Diocesano de Santa Maria de Fé

A Missão Jesuítica de Santa Maria de Fé foi fundada em 1647. Atualmente conta com um Museu Jesuítico que se encontra em um setor original de uma casa indígena da antiga Missão, possui preciosas obras de arte sacra e objetos ricos em detalhes, que representam o belo trabalho realizado nas Missões. E na igreja do povoado, se encontra uma virgem talhada em madeira com mais de 2 m de altura.

– Santa Rosa de Lima

Uma pequena cidade, foi Missão Jesuítica fundada em 1698. Possui um bloco completo de casas indígenas, hoje convertidas em lojas e moradias privadas, mas o que mais se destaca é a Capela Nossa Senhora de Loreto, original da época: seus afrescos impactam, pois suas paredes pintadas pelos indígenas estão intactas. Também podemos ver a Torre sineira jesuíta original: com 20m de altura, construída em pedra vermelha, e a Igreja de Santa Rosa de Lima que ostenta um belo retabulo de altar barroco.

Poderão ser incluídos no roteiro, os atrativos acima mencionados, de acordo com a quantidade de dias que o grupo pretende ficar nas Missões.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta