Santo Ângelo

A Capital das Missões, possui cerca de 80.000 habitantes. Faz parte dos Sete Povos das Missões, pois foi a última Redução a ser construída, Santo Ângelo Custódio, fundada no ano de 1706 pelo Padre Jesuíta Diogo de Haze. Possui diversos atrativos marcados pela história:

– Catedral Angelopolitana:

Construída a partir de 1929, se espelha no antigo templo de São Miguel Arcanjo, e está localizada no mesmo lugar da Redução de Santo Ângelo Custódio. No local também possuem janelas arqueológicas onde pode-se observar os alicerces da Igreja maior da Missão de Santo Ângelo Custódio.

– Museu Municipal:

Está localizado no centro histórico da cidade, próximo a Catedral Angelopolitana. O prédio onde está instalado foi residência do último intendente e primeiro prefeito municipal, Dr. Ulisses Rodrigues. O museu abriga valiosos materiais do período jesuítico-guarani e pós período jesuítico-guarani com a vinda de imigrantes.

– Memorial Coluna Prestes:

 Instalado no prédio da antiga Estação Ferroviária, construído em 1921 e tombado pela importância histórica. O memorial é o primeiro no país a homenagear a Coluna Revolucionária, cuja organização ocorreu no local, em 1924, sob a liderança de Luis Carlos Prestes.

– Memorial e Capela Madre Teresa Verzeri:

A capela faz parte do complexo educacional das irmãs do Sagrado Coração de Jesus, estabelecidas na cidade desde 1930. Está situada no interior do prédio do Colégio Teresa Verzeri, este inaugurado em 1935, mas a construção da capela deu-se em 1951. Para as pinturas decorativas internas foi chamado o pintor italiano Emilio Sessa.

Santuário Nossa Senhora de Schoenstatt:

Inaugurado em 1996 em Santo Ângelo.

O Código de Direito Canônico define que um santuário é “a igreja ou outro lugar sagrado aonde os fiéis, por motivo de piedade, em grande número acorrem em peregrinação, com a aprovação do Ordinário do lugar” (can. 1230). Os Santuários marianos são assim chamados porque, neles, Maria se torna presente e atua como intercessora em nosso favor junto a Deus.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta