São Borja – RS

Conhecida como a primeira dos Sete Povos das Missões e Terra dos Presidentes.

São Francisco de Borja foi a primeira Redução Jesuítica a ser construída no segundo ciclo missioneiro, no atual território do Rio Grande do Sul. Fundada em 1682 pelo Jesuíta Francisco Garcia, banhada pelo Rio Uruguai fazendo fronteira com San Tomé – Argentina.

A lei estadual 13.041/2008 declarou oficialmente São Borja “Terra dos Presidentes”, por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

A cidade possui diversos atrativos turísticos:

– Museu Apparício Silva Rillo: 

Conta com uma valiosa coleção estatuária missioneira, raríssimas esculturas esculpidas em madeira das Missões Jesuíticas e motivos religiosos em arte barroca.

– Museu Getúlio Vargas: 

Instituído na casa do ex-presidente Getúlio Vargas, guarda e dispõe ao público acervos sobre Getúlio Vargas.

– Memorial João Goulart: 

Localizado na casa onde viveu o ex-presidente, construída em 1927. No museu é possível lembrar a trajetória de Jango, como era conhecido.

– Museu de Estância – Os Angueras: 

Constituído de mobiliário da década de 1920, e na linha folclórica é um dos poucos museus ergológicos do Brasil.

– Cais do Porto:

Da margem do Rio Uruguai, apresenta um fantástico pôr-do-sol e diversos bares, local ideal para saborear pratos típicos da gastronomia local.

– Igreja Matriz:

A igreja construída no século XX, está no mesmo local da antiga igreja da redução São Francisco de Borja. No seu interior encontra-se uma belíssima escultura barroca missioneira do padroeiro da cidade, feita pelos Guaranis e Jesuítas no século XVIII e a pia batismal jesuíta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta