São Luiz Gonzaga

Conhecida como a “Capital Estadual da Música Missioneira”. Foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687, no segundo ciclo missioneiro, pertencendo aos Sete Povos das Missões. Fez parte da República Guarani desde sua fundação, até 1756 quando, em consequência do Tratado de Madri, os índios e os jesuítas foram expulsos pelos exércitos português e espanhol.

Na atual cidade já não se encontram remanescentes de sua antiga Redução, mas está situada em seu território as ruínas da Redução de São Lourenço Mártir e os demais atrativos a seguir:

– Sítio Arqueológico São Lourenço Mártir:

Patrimônio Histórico Nacional. Preserva o conjunto de ruínas remanescentes da Redução Jesuítica de São Lourenço Mártir, fundada em 1690 pelo Jesuíta Bernardo De La Veja. Podendo observar no local partes da antiga igreja da Missão, da casa dos padres e as latrinas no fundo da sacristia. Além disso, as ovelhas que fazem parte da paisagem junto ao Sítio, são da espécie lanada, nascidas a partir de materiais genéticos armazenados na Embrapa de Pelotas.

O acesso ao Sítio possuem 8 km de estrada de terra, que em caso de chuva, a visita fica inviável.

– Complexo Turístico Jayme Caetano Braun:

Construído para homenagear os músicos nascidos em São Luiz Gonzaga e preservar a cultura e a identidade musical missioneira. Jayeme Caetano Braun, foi um dos principais poetas tradicionalistas e declamadores, simbolo maior da poesia gauchesca. O local é constituído com o Monumento ao Pajador e salas que contam como surgiu o estilo musical a partir dos Quatro Troncos Missioneiros.

– Igreja Matriz:

Guarda um acervo com 12 imagens barrocas esculpidas em madeira pelos padres e índios Guarani no Século XVIII, tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

– Praça da Matriz e Monumento a Sepé Tiaraju;

Localizados próximo a Igreja Matriz fazem parte do passeio.

– Gruta Nossa Sra. De Lourdes:

Foi construída em 1926, a partir de uma promessa feita por um grupo de senhoras. Se não houvesse combate sangrento entre as forças legalistas e as tropas de Luiz Carlos Prestes, aquarteladas no município em 1924, ergueriam uma gruta na parte mais alta da cidade. Como o combate não ocorreu, a promessa foi cumprida e Nossa Senhora de Lourdes, Homenageada.

– Museu Arqueológico:

Guarda em acervo fragmentos cerâmicos e a pia batismal da Missão de São Luiz Gonzaga e peças encontradas em escavações arqueológicas realizadas no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta