São Nicolau

São Nicolau foi a primeira redução jesuítica fundada à margem esquerda do Rio Uruguai, atual território Rio Grandense, por ação do padre jesuíta Roque Gonzalez, em 1626 no primeiro ciclo missioneiro. Por este motivo é conhecida como a Primeira Querência do Rio Grande. Posteriormente, em 1687, foi refundada, no período que chamamos de segundo ciclo missioneiro.

No município podem ser visitados os seguintes pontos turísticos:

Sítio Arqueológico de São Nicolau:

Patrimônio Histórico Nacional. No local conservam-se os remanescentes da Redução Jesuítica de São Nicolau construída em 1987, onde também preserva-se em ótimo estado a adega jesuíta construída em pedra de arenito, única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai.

Museu Arqueológico:

Onde encontram-se peças de escavações arqueológicas realizadas no Sítio, destacando principalmente a pia batismal da Missão de São Nicolau.

– Sobrado da Família Silva:

Erguido no ano de 1903 pela família Silva, construído todo com pedras da redução de São Nicolau, tem como característica principal uma bela arquitetura idealizada por engenheiros imigrantes da Polônia.

– Café de Cambona:

Bebida tradicional feita com café e tição em brasa, era a forma utilizada pelos tropeiros em seus acampamentos quando realizavam suas viagens. No local você terá a oportunidade de ver como é feito o processo, sentir o aroma e o sabor marcante desse café tão especial, que com pratos típicos da região, como bolinhos de chuva, bolo de milho, queijo colonial, geleias, etc.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta